terça-feira, 22 de maio de 2018

Sou louco e tenho a habilidade para poder me expressar, não me detenham...







Busco descrever o talento e habilidade que uma pessoa que sofre de algum transtorno mental venha  a ter para se expressar, seja através de palavras ou ilustrações e que as vezes acaba encontrando barreiras dentro da sociedade por meio dos hospitais manicomiais que nos impedem de expor nossas ideias e pensamentos.

Desenho retratado por OscoD83!!










Que beleza de loucura...!!!

Imagem retirada da internet 

Hoje estava pensando
Como é louco ter loucura...
Então, fiquei me perguntando:
Será que estou sonhando?
Ou será que é desumano tanto preconceito com nossa figura?
Nos classificam de loucos.
Mas, porque será???
Será pelo riso frouxo? Ou porque choramos pouco?
Ah!Já sei...deve ser porque os mais
Que os outros, gostamos de abraçar...
É! Nosso jeito incomoda...
Afinal, vivemos sem compromisso,
Detestamos ficar por fora,
Não ligamos para o passar das horas,
Somos felizes sem nada disso.
Portanto estamos de antenas ligadas
E ficamos sempre de pé.
Não guardamos mágoas de nada
Topamos qualquer parada,
Não importa onde dará a estrada,
Seguimos sempre com fé.
Ser louco não é importante,
Eu sei e vocês também sabem...
Mas, mesmo sendo desinteressantes,
Ás vezes, deselegantes,
Outras desconcertantes,
Faremos disso a maior viagem...
...Vamos do inferno ao céu,
Só para dar nosso palpite,
Sobre aqueles que nos deixam ao léu,
Esquecendo-se de cumprir seu papel,
De a Deus ser sempre fiel
Não importa qual seja o limite...
Falamos com sinceridade,
De tudo aquilo em que acreditamos,
Porque temos uma única verdade:
Só se encontra a felicidade,
Lutando juntos com voracidade,
Para que neste mundo haja,
Uma só humanidade...
A humanidade de vivermos com muito respeito,
Numa só comunhão, onde não haja preconceito,
Reine o amor perfeito, pois todos nós temos defeitos, mas não é isso que nos faz irmãos?

Vera Lúcia Ribeiro

terça-feira, 27 de março de 2018

Uma homenagem as mulheres

A mulher


Por Oscodrigo83


Rica, pobre, branca ou negra
Todas têm p seu valor
Ainda que nasçam na pobreza
Das a volta por cima com ardor.

Dona de casa, secretaria... Seja o que for
Nunca desistem de seus sonhos
Vão à luta com muita garra e muito amor
Estão sempre mais jovens com o passar dos anos

Enfrentam os problemas de cabeça erguida
Sempre apoiadas na fé
Os filhos são os tesouros de suas vidas
O que faz delas o Ser Mulher

Portanto, demos viva às mulheres
Que faz dos homens o que eles são
Buscam direitos iguais
E são o alicerce da nação.

Vera Lucia

terça-feira, 20 de março de 2018

Entrevista com Andréa Paes - Oficineira da Culinária






Como foi criada a oficina de culinária?

A oficina de culinária foi criada em 2006, pela Terapeuta Ocupacional Maria Eduarda, depois dela teve Michele e Cleilson. A oficina sempre foi realizada por um Terapeuta Ocupacional e quando necessário dava suporte, foi quando sugeri “Porque não me colocam na culinária?” e estou até hoje e gosto da culinária.

Qual o Objetivo da oficina de culinária?

O objetivo da oficina é ensinar, aprender com eles, reaprender e garantir a autonomia deles. Fazemos receitas para degustar, vender e assim adquirir renda e habilidades para ajudar na manutenção da oficina com a compra de mercadorias.

Como é feita a escolha das receitas?

No começo pedia que cada um trouxesse uma receita ou escolhíamos juntos, quais receitas queriam fazer, ou seja, eles escolhem uma receita e sempre alguém diz “vamos fazer um bolo, uma empanada ou um cavaco”.

De que forma os usuários da oficina contribuí?

Participando, porque a oficina quem faz são eles, nós só estamos aqui para orientá-los e ajudá-los, então a maior parte das coisas quem fazem são eles.

Qual o destino dos alimentos produzidos na oficina de culinária?

Degustamos entre nós e tudo o que produzimos e não é vendido é repartido entre nós.

quinta-feira, 15 de março de 2018

Dedicado a Eduardo



Eduardo é uma das pessoas que iniciou a oficina do CAPS Digital junto conosco e que esteve sempre presente na elaboração dos assuntos a serem discutidos por nós. Sua grande capacidade de raciocínio lógico nos contagiava levando-nos a ter ideias que passávamos para o papel e que viriam a ser publicadas no blog.
Por ser uma pessoa que estava sempre buscando os seus objetivos, hoje ele não integra mais a equipe do CAPS, correndo atrás do seu objetivo maior, de um sonho, que com muita paciência, acaba de conquistar e sendo livre para voar, então decolou. Que essa nova jornada na sua vida seja, mas que um sonho realizado, e que você continue sempre sendo a pessoa especial que você é. Falta da sua competência e da sua pessoa nós sentiremos, mas o mundo é grande e quando uma porta se abre, temos a oportunidade de correr atrás do que tanto queremos, logo não tenha medo de seguir, continue em frente. Somos gratos por tudo que nos fizera. Parabéns pelas suas conquistas.

terça-feira, 13 de março de 2018

Blog acompanha oficina de culinária

Turma do blog e da culinária


No dia 06/03 o blog acompanhou a oficina de culinária na produção de geladinhos de abacate, frutos esses colhidos na própria unidade. Toda a produção de geladinhos será direcionada a geração de renda, sendo comercializados na própria unidade pelo valor de R$1,00. Para Vera Lúcia, participante do Blog que acompanhou a culinária nesse dia foi interessante e importante ver que podemos realizar oficinas que nos trarão retorno financeiro além do terapêutico.










terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

Carnaval do CAPS

No dia 08 de fevereiro os serviços como CAPS, CRAS, CREAS E Conviver se juntaram para fazer a folia dos seus usuários nas ruas de Mata, confira algumas fotos:
























Dedicado a Anderson Felipe

Anderson foi um dos fundadores  do CAPS Digital, que sempre nos deixou livre para produzir. Sua identidade era nos inspirar para que t...