terça-feira, 7 de novembro de 2017

Mês da Conscientização contra o Câncer de Próstata!!




Imagem retirada da internet 

O mês de Novembro é marcado pela campanha do Câncer de Próstata, que tem como objetivo conscientizar os homens da necessidade de se cuidar através de exames específicos. Assim, como as mulheres tem que se submeter aos exames de mamografia e preventivo, os homens devem deixar de lado o "preconceito machista" e atentar-se aos cuidados preventivos para a sua saúde.
Cuidar-se é amar!! 

Imagem retirada da internet 


Imagem retirada da internet 


terça-feira, 31 de outubro de 2017

USF do centro promove palestras sobre Depressão e Saúde da Mulher






No dia 24 de outubro a USF do Centro promoveu na Igreja Presbiteriana uma ação em promoção da Saúde Mental, contando com palestras da coordenadora e enfermeira da unidade Cíntia que abordou a saúde da mulher e Eduardo Nascimento enfermeiro do CAPS que tratou sobre depressão. O tema foi desenvolvido com bastante clareza e participação do povo que aproveitou a oportunidade para esclarecer sobre a doença, uso de medicação, tratamentos e principalmente a atenção da família.
Para o enfermeiro Eduardo, esse tipo de ação é importante porque gera um esclarecimento de algumas dúvidas e a gente consegue propagar uma gama maior de interlocutores e ate mesmo para desmistificar muito do que é relatado por ai.



Eduardo Nascimento - Enfermeiro do CAPS




1. Como é o processo de plantação das sementes?

É por meio de leira de todo tipo de semente. Nós fazemos a leira e vai plantando, colocando as sementes e jogando um pouquinho de terra por cima, e eu faço isso lá em casa também, faço muita leira e quando eu venho para aqui, eu mais os meninos plantamos dando risada, sempre alegre.

2. Quais sementes estão plantadas?

Coentro, Alface, couve, tomates, pimenta e o cuidado com as plantas.

3. Como você acha que a oficina de horta e jardinagem, tem contribuído no seu tratamento?

Tem contribuído em 50%, eu gosto, aqui para mim é minha casa, eu tenho meus irmãos que são eles aqui, quando chego, sou recebido com aquele carrinho e com os braços abertos, tudo com eles aqui, então para mim eles são, mas que a minha família, eu não tenho isso em minha casa, lá fico no canto, olho para um canto olho para o outro, limpo um pouquinho de quintal, depois eu sento, não tem aquelas pessoas que a gente quer conversar.

4. O que te fez escolher essa oficina para participar


Por eu ser um homem do campo, da roça, eu saio de casa todos os dias às 5 da manhã e venho andando da zona rural para buscar meus remédios, e quando chego aqui posso participar de atividades que eu sei fazer e essa oficina é tão boa, que quando você vem com aquele peso La de fora, quando chego na horta, aquele peso sai da sua mente, um conversa com o outro e o cara esquece.

segunda-feira, 23 de outubro de 2017

As diferentes visões sobre o Câncer de Mama




Visão de um familiar no processo do Câncer de Mama

O câncer, seja ele qual for, quando descoberto, traz ao paciente e a sua família muita dor e desalento, porém, no câncer de mama traz também o sentimento de perda, que muitos pacientes podem sentir, e, outras tantas podem usar como símbolo para que outras se previnam para um possível agravo da doença.
Uma família com um paciente diagnosticada com o câncer, também adoece. Mas o seu remédio é bastante eficaz: é o seu próprio paciente. Olhando para as necessidades dele é que vão encontrar forças para fortalecê-lo e assim ambos vencerão esse mal para sempre.


Vera Lúcia


Visão de um profissional no processo de Câncer de Mama

A enfermagem tem por muitas vezes a necessidade de conviver com determinadas situações, o câncer, por exemplo, é uma das realidades que ninguém gostaria de enfrentar, porém para algumas pessoas é preciso, no entanto como técnica em enfermagem tive que atender pessoas com câncer, fazer curativos mesmo não gostando do que estava vendo, buscava fazer da melhor maneira possível, não só pelo lado profissional, mas também humanitário.
Quando a gente tem que ver, nos outros, aquilo que também pode acontecer com a gente ou com as pessoas que amamos é difícil, por que não podemos ser indiferentes ao problema, nem podemos também ser indiscretos.
Eu sempre encarei a situação sempre buscando me colocar no lugar do outro.



Júlia Ribeiro

O processo de adoecimento 

Ter a certeza que não sei do amanhã me traz conforto e angustia, vejo a vida e a morte por uma janela tão clara que às vezes me pergunto, é real ou fantasia?
Deixo de ser eu para ser apenas um número ou uma característica em segundos, mas poxa, eu não entendo, como vim parar em um lugar onde a cada segundo tocam meu corpo sem nem saberem se eu estou afim de ser tocado, risos!
A cada dia fica tudo mais claro, tão claro que vejo luzes, formas, lembranças e semelhantes cada vez mais perto.
Como é bom estar com vocês, como é lindo aqui, não desejo tristeza, deixo a certeza que eu apenas vivi.

Eduardo Nascimento 

quarta-feira, 18 de outubro de 2017

Oficina de Letramento



Contando com a parceria mais que especial da equipe da biblioteca municipal, os professores Rafael, Simone e a coordenadora Ana Cláudia realizam um lindo trabalho de alfabetização dos usuários do CAPS. É lindo ver a evolução deles na escrita e leitura, com paciência, carinho e humanidade conseguimos formar um mundo sem preconceitos. 

Obrigado pelo apoio de sempre!



Graziela, Flávio, Ana Cláudia (Coordenadora da Biblioteca), Josenildo, Rafael (Professor), Simone (Professora), Luciana, Sandro.

terça-feira, 10 de outubro de 2017

10 de Outubro - Dia Mundial da Saúde Mental

Imagem retirada da internet


Hoje é o Dia Mundial da Saúde Mental. Uma vez que, em algumas pessoas afetadas por uma doença física, uma perturbação mental não só aumenta o grau de sofrimento como as tornam menos capazes de manter um tratamento.
É evidente que, ao tratar uma doença, obteremos melhores resultados considerando o indivíduo como um todo, em vez de cuidarmos apenas de partes desse todo. Este fato requer que os que prestam cuidados de saúde - mental e física - trabalhem conjuntamente, concentrando as suas responsabilidades e pontos fortes individuais numa ação de cooperação.
Neste Dia Internacional de Saúde Mental, assumamos o compromisso de tratar as pessoas e não apenas algumas partes delas.
Você sabia: que segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) cerca de 31% a 50% da população brasileira pode vir a apresentar pelo menos um episódio de transtorno mental durante a vida?
A loucura já foi encarada pela sociedade de várias formas: como dádiva dos deuses, como falha da natureza, como exacerbação da vontade, etc. E, de um modo geral, o mundo ocidental do séc. XIX e meados do séc. XX enquadra os distúrbios mentais dentro de um grande bloco, a loucura. E vale ressaltar, que o termo é empregado como forma de depreciação do sujeito (“louco”).
Antes encarcerados em manicômios, sendo submetidos a torturas físicas e psicológicas, a partir da Reforma Psiquiátrica, iniciada em 1978, essas pessoas passam a ter a direito a um verdadeiro tratamento, direito ao cuidado, e não a serem apenas excluídos da sociedade; com surgimento de uma nova rede de tratamento, como os Centros de Atenção Psicossocial - CAPS e o fim dos manicômios.
Os denominados e tratados como “loucos”, passam, então, a terem seu direito de convívio em sociedade preservados, ou seja, passam a ser tratados como GENTE, GENTE HUMANA!!!Para que esse direito seja garantido, para que o preconceito diminua, VOCÊ precisa se juntar a nós nessa campanha: Cuidar SIM, Excluir NÃO! 
Porque, com certeza ninguém é totalmente normal, olhe especialmente como “os valores humanos e sociais” modificaram...,infelizmente a OMS têm procurado nos ALERTAR...então que tal fazer a sua parte???!!!
Texto disponível em: http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:http://www.cepad.ufes.br/conteudo/10-de-outubro-%25E2%2580%2593-dia-mundial-da-sa%25C3%25BAde-mental&gws_rd=cr&dcr=0&ei=yfjcWZD9AYHCwATV-JCQBA
Imagem retirada da internet 

terça-feira, 3 de outubro de 2017

Aniversário do CAPS e caminhada de prevenção ao suicídio.



Família CAPS

No dia 27/09 o CAPS de Mata de São João promoveu uma caminhada em favor da prevenção contra o suicídio ação que é marcada pelo setembro amarelo. Aproveitando esse momento mais que especial foi comemorado o 11° aniversário do CAPS, onde tivemos apresentações teatrais, musicais e de poesias. 
O ponto principal é a luta à reinserção social, garantia dos seus direitos e valorização da individualidade entre outras coisas.
Como a vida é formada por ciclos o dia também foi marcado pela despedida da nossa querida e já saudosa Karla Giselle (Ex Coordenadora de Saúde Mental do Município) entre muitas emoções vividas o trabalho continua e a luta também é sua. 

Equipe CAPS


Dedicado a Anderson Felipe

Anderson foi um dos fundadores  do CAPS Digital, que sempre nos deixou livre para produzir. Sua identidade era nos inspirar para que t...